Seção

Feiras e Eventos

Cores, texturas e tecnologia

11ª edição da Expo Revestir destaca os benefícios do vidro no universo da decoração

07/07/2016

OS REQUINTADOS vidros laminados da PKO estiveram entre os destaques no estande da empresa, que enfatizou ainda sua linha hi-tech, composta pelos compostos pelo Lighting Glass e Privacy Glass

Modernos, coloridos e versáteis, os revestimentos à base de vidro estão em alta no universo da decoração. Capazes de agregar atributos que vão muito além do quesito estético, soluções envidraçadas caem nas graças dos arquitetos e ganham crescente espaço nas residências brasileiras. Quem circulou pelos corredores da Expo Revestir 2013, realizada entre os dias 5 e 8 de março, pôde comprovar de perto essa tendência, que se ampara na tecnologia e multifuncionalidade do material para dar vida a projetos de interiores cada vez mais ousados em suas aplicações.  


Considerada a maior e melhor de todos os tempos, a 11ª edição da “Expo Revestir”, principal evento relacionado à construção civil da América Latina, foi realizada no Transamérica Expo Center, na capital paulista, e bateu novo recorde de visitação, de volume de negócios e parcerias geradas. O evento reuniu mais de 45 mil profissionais, de cerca de 60 países, entre arquitetos, engenheiros, empresários e vendedores. “É uma ótimo oportunidade de ter acesso aos especificadores”, afirma a coordenadora de mercado da Cebrace, Ana Carolina Granado. “Posicionamos nossa marca e o vidro dentro do mercado de decoração em revestimentos, ressaltando seus benefícios aos profissionais que não consideravam o vidro para revestimentos internos e externos.”

 

Com aumento de 30% de área ocupada, a feira contou com a participação de 240 expositores, que apresentaram novidades em cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinhas e banheiros, rochas ornamentais, laminados, madeiras, mosaicos, cimentícios, vítreos, máquinas, insumos e soluções especiais.
Representado por empresas como T2G, PKO, Cebrace e Saint-Gobain Glass, o setor vidreiro apresentou seus mais recentes lançamentos e soluções no segmento da decoração. Figurando entre os mais atrativos materiais usados em revestimentos, o vidro marcou presença em grande parte dos projetos exibidos, mostrando seu amplo potencial estético, de praticidade e segurança. “A Revestir é um grande evento de soluções em acabamentos, considerada como a Semana da Moda da Construção”, afirma a engenheira Julia Satt, da T2G. “Foi uma ótima oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos com expositores de todo mundo, fazer contatos com revendas, especificadores e jornalistas de toda a América Latina.”

 

O evento contou, ainda, com a primeira edição do Prêmio Saint-Gobain, que, sob o tema “Habitat Sustentável”, teve como objetivo reconhecer projetos e ideias que propuseram as mais inovadoras soluções com foco na sustentabilidade das construções.

Com foco na inovação de ambientes luxuosos e glamourosos, a Saint-Gobain Glass, que participou do evento pela quarta vez, deu ênfase a aplicações das linhas SGG Master-Carré e SGG Master-Shine, que foi destacado em um guarda-corpo iluminado com led, com luzes de cinco cores que se alternavam de acordo com uma sequência pré-estabelecida operada por controle remoto, refletidas em pequenas gotas em baixo relevo impressas na chapa, com aspecto orvalhado. Os visitantes puderam conferir, ainda, os diferenciais estéticos do mais recente lançamento da empresa, o SGG Satinovo, aplicado em portas de armários. A delicada superfície do produto, resistente a marcas do dia-a-dia, como impressões digitais e sujidades, torna-o indicado para o uso em móveis e outras aplicações no mercado da decoração e moveleiro. “A massa extra-clara e textura muito suave cria nos ambientes uma sensação especial de conforto e elegância ao permitir a passagem da luz, resguardando a privacidade do ambiente”, afirma a gerente de marketing da empresa, Marcela Félix Calabre.

 

A Cebrace, por sua vez, destacou sua nova linha Habitat, composta por duas categorias de vidros de proteção solar voltados para o mercado residencial (Habitat Refletivo e Habitat Neutro), que diminuem a incidência de raios ultravioletas, além de reterem em até 70% a passagem de calor no ambiente. Com design diferenciado, a nova linha é composta por vidros de 4 a 10 mm, que podem ser utilizados na versão comum (monolítico), temperado, laminado, serigrafado, insulado ou curvado. “A versão laminada ajuda a reduzir a passagem de ruído para o interior do ambiente”, diz Luciana Teixeira, coordenadora da Rede Habitat. 
Para enfatizar os benefícios do vidro em projetos residenciais, a empresa projetou seu estande no formato de uma casa, em que foram destacadas diversas possibilidades de aplicação do material. O objetivo, segundo o gerente de marketing da empresa Carlos Henrique Mattar, foi mostrar ao púbico quanto as residências podem se tornar mais práticas, confortáveis, eficientes e bonitas com o uso de materiais diferenciados. “A simulação permitiu que os especificadores pudessem verificar a versatilidade e o aspecto único que o vidro oferece em suas aplicações residenciais”, ressaltou o gerente. Todos os ambientes da casa foram compostos pelo Coverglass, vidro pintado para revestimentos de parede, tampos de mesa, portas de armário e divisórias.

 

Participante tradicional, a beneficiadora PKO mais uma vez destacou seus vidros tecnológicos, representados pelas linhas Lighting Glass e Privacy Glass. A primeira é composta por microlâmpadas de led inseridas em uma fina película incolor, localizada entre duas chapas do vidro laminado. Microfios condutores de energia são dispostos na película base, conectando os pontos de luz uns aos outros e permanecendo imperceptíveis quando iluminados. Já a linha Privacy permite ajustar a privacidade de um ambiente por meio de um sistema de ajuste da transparência dos vidros. Além disso, apresentou seus requintados vidros laminados em diversas cores e tamanhos, alem de novidades da linha PKO Stones, voltada para o segmento de pedras.

 

Já a T2G estreou no evento destacando suas soluções em envidraçamentos especiais e projetos estruturais em vidro. Além do sistema Flexiglass, que une painéis de vidro sem a utilização de spiders ou outros materiais convencionais, a empresa enfatizou o lançamento recente do Ceramic Glass, revestimento de vidro ecológico e reciclável, que une as qualidades da pedra ao vidro. 

 

Resistente e impermeável, seu brilho não é afetado pela exposição aos raios ultravioletas. Indicado para fachadas ou pisos elevados, revestimento e cobertura. A empresa destacou ainda o Channel Glass, sistema de envidraçamento composto por vidros em forma de ‘C’, perfis de alumínio e PVC especialmente desenvolvidos pela T2G e utilizado no recém-inaugurado Museu de Arte do Rio (MAR). Outra novidade no estande da T2G foi a tecnologia DirtyOff by Diamon-Fusion, produto que faz uso de nanotecnologia para tornar superfícies e revestimentos repelentes a água e óleo. 

 

No segmento de rebolos, a italiana Tyrolit, do grupo Swarovski, apresentou suas ferramentas diamantadas voltadas para pedras naturais, cerâmica e vidro. Os lançamentos incluíram rebolos periféricos para vidro temperado e laminado para indústria automotiva, aparelhos domésticos e indústria solar; brocas e escareadores para máquinas automáticas; rebolo copo com liga metálica e resinoide; camada contínua, segmentada, semi-segmentada para máquinas lapidadoras retilíneas e bisseladoras; discos segmentados; e brocas para vidro blindado e rebolo elástico. 

 

Para o presidente da Expo Revestir, Antônio Carlos Kieling, os resultados da edição 2013 demonstraram a vitalidade do setor e do mercado brasileiro. O executivo revelou índice de 90% de renovação para a próxima edição, que acontecerá de 11 a 14 de março de 2014, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Deixe seu comentário