Seção

Empresas e Negócios

Fitas adesivas 100% brasileiras

A Adere completa 50 anos de atuação e é hoje a maior fabricante de fitas adesivas do Brasil - com capital 100% nacional, exporta para 10 países e conta com um portfólio de mais de 900 produtos

30/01/2018

Em 2017, a Adere completou 50 anos de atuação no mercado. Desde 1967, a empresa fabrica e comercializa soluções adesivas, possuindo em seu portfólio produtos como fitas crepe, fitas dupla face, fitas dupla face de espuma, fitas antiderrapante, fitas para demarcação, fitas de empacotamento, fitas multiuso, etiquetas e muitas outras soluções que são utilizadas na indústria em geral, na área de construção e de papelaria. Além da grande festa comemorativa envolvendo colaboradores, fornecedores e distribuidores, a Adere, para celebrar este meio século, lançou um novo site, mais moderno e interativo, e produtos e soluções tradicionais ganharam novas embalagens com a celebração 50 Anos Adere.

Sua história teve início em um galpão simples, pequeno e rústico, alugado na cidade de Campinas (SP) para a produção de fita adesiva de celofane. Tudo era fabricado pelos três sócios e por seis funcionários. “Este barracão comportava somente as pequenas máquinas manuais”, lembra Luis Gonzaga Dias, fundador da Adere. Já em 1969, com o sucesso da comercialização de outros produtos que foram agregados ao portfólio, os sócios adquiriram um terreno de 12.000 m² às margens da Rodovia Anhanguera, ainda na cidade de Campinas. Com o aumento considerável da capacidade produtiva e de faturamento, a nova planta atingiu 8.000 m² de área construída. 

A partir do ano de 2005, a Adere ganhou uma nova casa na cidade de Sumaré e se instalou em um terreno de 170.000 m², no qual funciona a empresa até os dias atuais. Hoje, possui também duas filiais, localizadas em Recife (PE) e em Novo Hamburgo (Sul), atua em todo território nacional e está presente em mais de 10 países da América Latina, Europa e Oceania. A empresa, na verdade, iniciou suas exportações em 1978, e vem crescendo exponencialmente, sendo hoje a maior fabricante de fitas adesivas do Brasil, com capital 100% nacional.

 

Amplo portfólio

 

Com mais de 900 itens em seu portfólio, distribuídos em 43 linhas de produto, atualmente a Adere conta com uma equipe de 190 funcionários. “As possibilidades do uso de fitas adesivas em nosso dia a dia são infinitas, estamos continuamente pesquisando e desenvolvendo novos produtos a cada ano”, afirma Dário Fagundes, responsável pelo Suporte Técnico da empresa. “Nosso diferencial também é prover aos mercados atendidos produtos personalizados sob medida”, ressalta Luis Gustavo Dias, presidente da Adere. 

Entre estes produtos, diversos estão direta e indiretamente ligados a utilização do mercado vidreiro, entre eles estão as fitas para fachadas Structural Glazing XB200 B e a XC200 B, para fixação da pele de vidro em caixilhos de alumínio, com pintura anodizada ou pintura eletrostática nos sistemas stick e unitizado. 

A empresa também oferece a fita dupla face de espuma acrílica Adermax XC160 utilizada para a fixação de painéis de alumínio composto (ACM) em perfis metálicos, alumínio anodizados e pintura eletrostática. Possui ainda a dupla face de espuma, Adermax XB300, utilizada para fixação de espelhos e que possui 3mm na espessura, atendendo a norma da ABNT NBR 15198-2005, entre outros produtos como antiderrapante, fita Isolante e demarcação de solo.

“O mercado da construção e mercado vidreiro continuam em crescimento, e nestes segmentos, o uso da tecnologia possibilita que novos processos e produtos sejam aprimorados e desenvolvidos. Estamos sempre acompanhando as mudanças e disponibilizando soluções que aderem para cada novidade, como a Alclean, que desenvolveu o sistema  Glazing  fachadas pele de vidro, voltado para obras de pequeno porte, e que tem contado com a Adere para atender o sistema com a disponibilidade de produtos para diversas regiões do País”, destaca Fagundes.

Sistema Glazing

 

O mercado de instalação de fachada pele de vidro é um dos mais almejados por vidraceiros. Porém, a atuação fica muito restrita a grandes empresas, inviabilizando para vidraçarias que atendem obras de pequeno porte. Com o objetivo de solucionar a questão, a Alclean, especializada em kits de alumínio, criou o Sistema Glazing, que, além de ser composto por três kits de instalação, desenvolveu uma Rede Credenciada para facilitar a compra de demais componentes e insumos, entre eles as fitas adesivas, pois estes produtos são vendidos na medida exata para cada obra e necessitam de um processo de aprovação difícil de ser seguido para quem precisa de pequenas quantidades. 

A Adere entrou neste projeto, que revolucionou o mercado de fachadas até quinze metros de altura. “Para definir as quantidades e atender as obras seguimos o formulário de aprovação Glazing, no qual é descrito informações detalhadas sobre a obra, tipo de alumínio, medidas dos vidros, empresa aplicadora e mais outros dados indispensáveis”, explica Dário Fagundes.

Segundo o especialista técnico, o desafio do projeto foi, além de adequar os produtos e quantidades, estruturar equipes para treinar vidraceiros de todo País, pois para atuar no sistema é preciso fazer um treinamento para receber a habilitação. “A instalação desses produtos, apesar de simples, requer a adoção de procedimentos rígidos, seguindo as normas aplicáveis, para garantir a segurança e a qualidade total na obra”, ressalta.

A Adere possui um laboratório com estrutura e equipamentos de testes que testificam a qualidade e a segurança de todos os materiais desenvolvidos para diferentes aplicações e segmentos. Ainda assim, a empresa conta com outros laboratórios de testes disponíveis no mercado, como o Itec.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A empresa conta com mais duas filiais, em Recife (PE) e em Novo Hamburgo (Sul), e conta com 190 funcionários

 

Inovação e desenvolvimento

A Adere investe constantemente em novas tecnologias para melhorar o processo produtivo e em pesquisas para trazer inovações e desenvolver soluções para o mercado. Para tal, possui um laboratório com estrutura e equipamentos de testes que testificam a qualidade e a segurança de todos os materiais desenvolvidos para diferentes aplicações e segmentos. Ainda assim, a empresa conta com outros laboratórios de testes disponíveis no mercado, como o Itec.

“Inovar e investir em novas tecnologias é o que nos impulsiona em desenvolver produtos com diferencial neste mercado competitivo. Cada processo produtivo é sempre revisto e estudado para o alcance das melhorias necessárias, e o que ganha destaque nessa etapa são os maquinários e sistemas que permitem trabalharmos com diferentes tipos de materiais, mantendo ótimos resultados produtivos”, afirma Fagundes.

 

Boas práticas

Ao longo de toda essa trajetória, a Adere conquistou Certificação ISO 14001-Sistema de Gestão Ambiental; se adequou à norma RDC 59 Anvisa de boas práticas de fabricação de produtos hospitalares; implementou sistemas de gestão WMS-Sistema de Gerenciamento de Estoque e MES Sistema de Monitoramento de Produção Online; instalou equipamento recuperador de solventes e de água; adquiriu cortadeiras automáticas; ampliou o prédio de produção e a  área de logística com melhoria no fluxo de entrada de matéria-prima e saída de produto; e  inaugurou um laboratório equipado com máquina piloto para desenvolvimento de novos produtos. 

A Adere é certificada pela ISO 14001 e aplica seus processos produtivos e descarte de produtos químicos conforme a norma enquadra e exige para o sistema. Pensando em sustentabilidade, a fita Crepe Automotiva código 525 é produzida com 60% de fontes renováveis. Para o perfil de alumínio do sistema Glazing, por exemplo, a empresa possui película de proteção, código 237, utilizada para proteger a superfície, evitando que ocorram riscos e sujeiras na estrutura durante o trajeto ou obra. A película pode ficar em ambiente externo por até 90 dias, sem alterar suas caraterísticas e sem deixar resíduos.

Deixe seu comentário