Seção

Feiras e Eventos

Glass South America 2018

Feira bate recorde de visitas, gera resultados positivos e traz dezenas de lançamentos para o mercado vidreiro

06/07/2018

A edição de 2018 da bianual e maior feira do setor vidreiro na América Latina, a Glass South America, que aconteceu em São Paulo de 09 a 12 de maio, apresentou recorde de visitas e seus resultados sinalizam um movimento ascendente e de recuperação do segmento após um período de retração. Com crescimento de 10%, os 14.100 visitantes deixaram para trás o receio e a crise econômica do mercado e fizeram grandes acordos com as 215 marcas expositoras. 

Espalhadas por cerca de 25.000m², as empresas apresentaram as últimas soluções e tecnologias inovadoras para os diversos setores atendidos pela feira, como fabricantes de vidros plano, beneficiadores, maquinários, ferragens e acessórios, entre tantos outros produtos.  Apesar de parecer menor, um reflexo do recesso de 2016, quem apostou no evento teve ótimos resultados, pois o número de negócios fechados surpreendeu até mesmo os expositores. 
 
O resultado positivo foi unânime. “A feira estava ótima. Os clientes que chegavam no estande estavam muito objetivos e concretizamos muitas vendas. A mudança de local foi um ótimo acerto, ficou muito melhor para a exposição e recepção das máquinas. Esse ano, trouxemos novidades como a biseladora Schiatti e a mesa de corte Macotec, além de novidades na linha de acessórios. Também estamos com nosso parceiro aqui no estande, a fabricante alemã Bohle”, ressalta Neide Gusmão, diretora da Gusmão.
 
Já a Blindex participou pela primeira vez do evento com estande próprio, e o investimento valeu a pena. “Estamos muito satisfeitos com a feira. Desde a abertura até o final do dia passamos o dia inteiro atendendo, isso nos surpreendeu. O público que vem ao nosso estande é bem qualificado, isso é muito bom. Sempre sentimos falta de estar em uma feira como a Glass South America, por isso esse primeiro ano como marca é uma conquista muito grande para nós”, diz Glória Cardoso, gerente de marketing da Blindex.

“Sentimos e acompanhamos de perto os momentos delicados que o mercado enfrentou, mas sabíamos que era hora de olhar para frente e investir pesado para incentivar o setor. A Glass South America 2018 comprovou sua importância na fomentação de negócios em toda América Latina. Juntos, vamos fazer com que o mercado retome os índices positivos”, finaliza João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil, que já adianta a data para a próxima edição, de 03 a 06 de junho de 2020, mais uma vez no Expo São Paulo.
 

Eventos paralelos

Com o objetivo de debater o uso eficiente do vidro nas especificações de fachadas, o encontro reuniu, no Glass Facades Day, arquitetos, consultores e profissionais da indústria vidreira, que debateram temas como eficiência acústica e as infinitas possibilidades de aplicação do vidro. “Nosso objetivo era conectar as três pontas: arquitetos, construtores e indústria e acredito que conseguimos”, celebrou Fernando Munglioli, publisher da Revista Projeto e um dos idealizadores do Glass Façades Day, após o encerramento da segunda edição do evento.

Além dos estudos de caso, duas rodadas de debates foram feitas com os palestrantes para tirar dúvidas dos presentes. As empresas Guardian Glass e Eastman, patrocinadoras do evento, também destacaram novidades em tecnologia do vidro. Elcio Almeida, gerente comercial da Brazil Glass, acompanhou o evento ao longo do dia e classificou a programação como ‘perfeita’. “A escolha dos temas e a didática escolhida foi muito dinâmica e, com certeza, conseguiremos aplicar na nossa realidade. É ótimo sabermos como o arquiteto pensa e como podemos atendê-lo para atingir o melhor resultado”, opinou.
 
Luiz Jorge Pinheiro, consultor da Abividro, acredita que o encontro agregou muito ao setor da construção civil. “Acho importante o comprometimento do setor em unir os agentes da indústria e discutir normas de certificação e aplicação”. Mungioli, da Revista Projeto, sentiu uma evolução da edição passada para esse ano e acredita que muito disso foi pelo fato da parceria com a Glass South America. “Recebemos um público ultra qualificado, que era nosso objetivo. Estamos reunindo as problemáticas do setor e colhendo opiniões para já pensar em uma terceira edição ainda mais completa”, concluiu.

Em 25.000m² mais de 200 marcas apresentam suas soluções para cerca de 14 mil visitantes. Corredores lotados e negócios fechados indicaram retomada do mercado e resultado positivo foi unânime.

Paralelamente à Glass South America foi realizada a R+T South América, considerada a maior feira especializada em persianas, portas, portões e sistemas de proteção solar da América Latina. O evento, que é realizado em parceria com a Messe Stuttgart, também acontece em Stuttgart (Alemanha), Xangai (China) e Istambul (Turquia). A R+T South America ocorre a cada dois anos, paralelamente a Glass South America.

NürnbergMesse Brasil, organizadora da feira, criou também um programa de relacionamento exclusivo, o Hospitality Class. A iniciativa de sucesso visa oferecer comodidades a uma parcela de compradores e visitantes das feirasGlass South America e R+T South America, como um lounge com sala de reuniões, estacionamento gratuito e entrada diferenciada na feira. Para essa edição, o serviço se tornou um suporte para quem visitava a feira. 

“É a primeira vez que visito a feira e achei esse serviço ótimo, principalmente o pacote de conveniência e a cordialidade da equipe de atendimento. Agora mesmo eu cansei de andar, vou dar uma relaxada, tomar alguma coisa e depois volto para ir onde ficou faltando”, destacou Thiago Santos, coordenador de desenvolvimento de produto da Brookfield Incorporações.


Vidraceiros de todo país

As já tradicionais caravanas marcaram presença mais uma vez na Glass South America. Para a edição de 2018, quinze caravanas de diversas regiões do país como Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e interior de São Paulo vieram conhecer as novidades e fechar negócios. As caravanas são uma importante rede de apoio para os vidraceiros de todo o país conseguirem participar do evento, integrando mais ainda o setor vidreiro. 

David Souza, sócio da Nova Corte Certo, integrou uma das caravanas da Anavidro que partiu da cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro. Essa é a segunda vez que o carioca visita a feira. “Vim em busca de contatos e novos fornecedores que me possibilitem peças com maior custo-benefício e saio com o objetivo cumprido. É difícil se deslocar para participar de eventos como esse, muito devido ao custo. Se não houvesse essa iniciativa das caravanas, com certeza eu não conseguiria vir”, conta.
 
Érico Miguel, vice-presidente da Anavidro, que organizou três caravanas vindas do Rio de Janeiro, São José do Rio Preto e Espírito Santo, com 46 pessoas em cada ônibus, explica que as caravanas são de extrema importância para fazer com que pessoas de regiões mais distantes conheçam a feira. “Percebemos que muitos vidraceiros acham que aqui não é o local deles, se acham pequenos. Além disso, existe o senso de coletividade, então se um vier o outro vem e assim trazemos mais pessoas ao evento, é nosso papel como entidade”, opina.
 

Projetos vencedores do Divinal Educa


Interação com o público

Para atrair visitantes aos estandes e estimular os negócios, muitas empresas promoveram atividades interativas, como gincanas e sorteios, e ofereceram descontos para pedidos fechados durante a feira. A Ideia Glass, por exemplo, em comemoração aos seus 10 anos de atuação estava dando 10% de descontos nas aquisições.

Já a BL Glass, sorteou uma camisa oficial da seleção brasileira entre os clientes que fizeram pedidos na feira e bateram recordes de vendas. A Divinal Vidros montou um mini campo de golfe para divertir os visitantes e ofereceu brindes aos ganhadores. 

A Guardian  criou uma cabine de espelhos para os visitantes tirarem fotos e postá-las nas redes sociais acompanhadas da hastag#EspelhoGuardianEvolution. O autor da foto mais criativa recebeu um prêmio personalizado com produtos da empresa. A Guardian também premiou aqueles que acertavam as características corretas relacionadas aos produtos da linha SunGuard Challenge. Outras iniciativas envolvem intervenções artísticas feitas por um artista plástico no vidro DecoCristal, e treinamentos, palestras e demonstrações, realizados no Núcleo do Conhecimento. 

A PKO convidou os visitantes a fazerem um tour virtual em 360º em um ambiente simulado de uma residência, onde puderam ver e ouvir algumas das soluções mais atuais em aplicação de vidros conferiram beleza, funcionalidade e segurança em projetos no mundo todo, presentes em diferentes continentes. 


Testes ao vivo

Uma outra forma de interação foram as apresentações ao vivo de empresas que expuseram seus produtos em funcionamento, como a Glass Parts, que mostrou em o sistema robótico de rotação automática de chapas de vidros para ser acoplado em lapidadoras verticais tipo Turn Over. 

A PKO expôs uma peça de seu vidro antivandalismo multilaminado, desenvolvido conforme a norma europeia EN 356. O material passou por testes para comprar sua resistência. Foram mais de 70 golpes de martelo e machado e ainda assim nenhum vão se abriu, atestando o mais alto nível de proteção do vidro com apenas 17mm de espessura, garantida pela aplicação de uma película especial.

Para apresentar os benefícios dos vidros de controle solar SunGuard, uma série de ações interativas e sensoriais comprovou a eficácia acústica e térmica dos produtos. As ações envolveram experimentos de controle de calor em objetos, como barras de chocolates, para mostrar a eficiência dos vidros de controle solar em relação aos vidros comuns. Também em um grande cubo construído com o vidro de alto desempenho SG Neutral 70, os visitantes puderam entrar para interagir com o produto e constatar sua eficiência acústica e térmica. 

No espaço Vidro e Ação, a Falcão Bayer, em parceria com a Abravidro, mostrou ao vivo como funcionam os testes de resistência, mecânica e de temperatura em vidros. Os visitantes puderam conferir cinco demonstrações de ensaios de hora em hora. Cada rodada reunia em média 70 pessoas. 

Entre os ensaios, foi possível conferir teste de choque término, impacto e fragmentação do vidro temperado, teste de impacto para vidros laminados, demonstração de quebra dos vidros de segurança, além de ensaios de resistência aos impactos em guarda-corpo, novidade do ano. Em um dos testes, apresentados pelo especialista Gabriel Batista do Portal Setor Vidreiro, o vidro laminado de um guarda-corpo era submetido a um impacto de um peso de 50kg simulando o peso de uma pessoa.

“Esse espaço é uma oportunidade única do vidraceiro ver como cada tipo de vidro reage a cada situação e como ele pode conhecer melhor as especificações e normas. Quem vê esse tipo de teste é apenas a empresa que paga por ele, pois eles são feitos em laboratórios, então não existe outra atração como essa no setor. Fico muito feliz por estar aqui e fazer parte disso. Com isso, o vidraceiro se sente assistido e, se ele vai bem, o mercado vai bem”, celebra Batista.

Para esse ano, foi incluído o ensaio de resistência em guarda-corpo, uma demanda que o próprio setor identificou. “Repetimos o que foi sucesso e adequamos o teste para a realidade do mercado. Quem não viu no ano passado e ficou sabendo quer muito ver como são esses testes, por isso nossa expectativa para esse ano é ainda maior”, comenta Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro. Com isso, o vidraceiro se sente assistido e, se ele vai bem, o mercado vai bem”, celebra Batista.

Para esse ano, foi incluído o ensaio de resistência em guarda-corpo, uma demanda que o próprio setor identificou. “Repetimos o que foi sucesso e adequamos o teste para a realidade do mercado. Quem não viu no ano passado e ficou sabendo quer muito ver como são esses testes, por isso nossa expectativa para esse ano é ainda maior”, comenta Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro.

Foco em arquitetos

Outro destaque da Glass South America 2018 foram as ações que alguns estandes promoveram para achar a atenção dos arquitetos para a aplicação do vidro, já que estes profissionais muitas vezes têm pouco conhecimento sobre as possibilidades do material e são os responsáveis pelas especificações em projetos de maior valor agregado.

A Saint-Gobain segue uma estratégia diferente com o objetivo de migrar um pouco do relacionamento para arquitetos e decoradores. Em seu estande, a empresa criou um conceito de “realidade invertida”, projetado pelo artista multimídia José Marton. A ideia foi mostrar que tudo que se faz com madeira pode ser produzido em vidro. Para provar a ideia, expôs uma sala com os móveis todos em vidro no centro do estande, inclusive com bancos e cadeira totalmente em vidro para os visitantes viverem esta experiência e comprovarem a segurança do material. A mesma ambientação em vidro texturizado foi reproduzida em OSB (placas compostas a partir da madeira) espelhado no teto, criando um jogo de opostos. 
 

A Divinal Vidros lançou um projeto para levar o conhecimento sobre o vidro às faculdades de arquitetura, o Divinal Educa, pois o uso do material é pouco abordado na formação destes profissionais. Entre as ações, a empresa criou um concurso que convidou estudantes para desenvolver ambientes - banheiro, escritório e varanda - com uma aplicação ampla do vidro. Dos 60 projetos recebidos, os 3 melhores foram homenageados no estande e tiveram seus projetos expostos. Além dos ganhadores, que receberam troféus como prêmio, a empresa entregou uma menção honrosa aos dez primeiros colocados. 


CONFIRA ALGUNS DOS PRODUTOS E NOVIDADES
 

AROUCA

A AROUCA lançou a fechadura com trinco rolete regulável para portas de vidro e lingueta para recorte 1520 Santa Marina que dispensa o uso de mola de piso na instalação. O produto é exclusivo e patenteado. A empresa, que completou 80 anos, também apresentou a tradicional fechadura Arouca 2189B, que foi modernizada e agora tem a função bico duplo. Possui acionamento da lingueta reta na primeira volta da chave e acionamento total da lingueta na segunda volta da chave. No estande ainda ficou exposta toda linha Santa Marina, incluindo modelo de fechadura de encaixe, Linha Blindex e Blindex Mini. 
 

 

 

DI VERO INOX

A DI VERO INOX lançou um modelo diferenciado do box padrão. O aço inox, comumente aplicado nas roldanas aparentes, não era antes oferecido ao mercado no modelo mais “clean” do box padrão. A Di Vero trouxe este lançamento exclusivo, que atraiu muitos visitantes ao estande, feito em aço inox, que proporciona mais requinte e durabilidade ao box padrão.


 

BL GLASS

A BL GLASS lançou na feira um sistema de persiana, representado pela empresa Brasil, feito em alumínio e polietileno. O produto possui uma grande variedade de cores, entre elas branco, preto, bege, marrom, verde e cinza. 

A BL Glass também destacou um sistema de mola com dobradiça integrada e uma mola hidráulica para piso que suporta portas até 100kg e passou por mais de 500 mil ciclos em seus testes. Com corpo compacto e tampa em aço inox, amortecedor incorporado, tem ainda duas velocidades de fechamento ajustável por duas válvulas independentes.

 

ALCLEAN

Pensando na utilização do vidro como fonte de energia para construção, a ALCLEAN levou para a feira os vidros fotovoltaicos para fachadas, ou seja, além de proteger o ambiente do calor, a peça também pode reverter a luz solar refletida no vidro em energia elétrica com ótimo custo benefício. Diferente de um painel solar, a película fotovoltaica instalada no vidro tem como papel a captura de fótons, com o objetivo de gerar luz posteriormente. 

O estande da Alclean mostrou como funciona a tecnologia aplicada em fachadas glazing que, antes, eram consideradas apenas decorativas e estruturais, mas que agora serão funcionais pensando na recompensa de energia que o empreendimento terá em até cinco anos. Além disso, fabricantes, lojistas e vidraceiros entenderão como vender, instalar e onde comprar o novo produto.

A empresa também destacou Slide-Back e expôs o produto para demonstração. O Slide-Back é um sistema de fechamento semi automático para portas de correr que evite deixar a porta aberta.  Disponível em três níveis de força, para vidros de 70cm a 1,22m, com capacidade para suportar de 80 a 100kg de peso - o que seria cerca de 4m2 de vidro, tem sistema interno de mola e aguenta mais 100 mil ciclos. Possui ainda função anti esmagamento e sistema que diminui a chance do vidro bater. A Alclean promoveu alguns sorteios do produto durante a feira.

 

VIDRAMAQ

A VIDRAMAQ apresentou em funcionamento em seu estande uma lapidadora copo de 9 rebolos computadorizada, uma biseladora retilínea com capacidade de bisotar peças pequenas e uma furadeira de duplo cabeçote. Trouxe ainda para a feira a linha da fabricantes de equipamentos Fushan, representada pela empresa.



IDEIA GLASS
 

A IDEIA GLASS lançou três novas versões com melhorias e mais funcionalidades de seus modelos tradicionais. Como novidade exclusiva para a feira, a Ideia Glass apresentou suas tradicionais roldanas aparentes como nunca foi visto. Habituada a ser instalada no trilho superior, as roldanas de piso agora estão também nas ferragens inferiores. A opção de roldana aparente no trilho inferior divide o peso e possibilita a utilização de vidros maiores, de até 80cm.  Auxilia ainda mais na abertura e fechamento das portas, já que seu deslizar é mais suave. O acessório pode ser adquirido separadamente. 

 

 

Outra novidade é o Kit Flex Black. Com ferragens na cor preta, na tonalidade fosca, o modelo, que se adapta perfeitamente a banheiros de todos os tamanhos, pode ser instalado com uma ou duas portas. Com porta camarão, o que facilita a entrada do morador, o Kit Flex Black preto fosco possui menos ferragem aparente e traz um visual mais “clean” e sofisticado. 

O modelo Box Certo, que já pertence ao portfólio da empresa e revolucionou o mercado com sua exclusiva abertura de portas em 180º para dentro e para fora, agora conta com um novo dispositivo que facilita a abertura da porta, proporcionando mais leveza ao abrir e fechar. O kit está mais versátil e tem a opção de ser utilizado com vidro curvo para canto e no modelo bipartido, com abertura de parte do vidro.

 

 

TEMPERMAX
 

Neste ano, o destaque da TEMPERMAX foi para o muro de vidro da USP, que recebeu vidro fornecido pela Guardian e temperado pela Tempermax, e teve uma parte exposta no estande. O projeto, que contou com a participação de 47 empresas, contém 87 módulos, cada um deles com 13 vidros temperado incolor da Tempermax de 12mm de espessura, 180cm de largura e 320cm de altura, totalizando 1.131 placas e 6.514m2 de vidros.  Foram adicionadas películas com desenhos para evitar a colisão de pássaros. 

Outro produto apresentado foi o vidro reflecta de controle solar da Guardian, ideal para fachada pele de vidro, janela e teto de vidro, que a Tempermax oferece nos acabamentos cortado, lapidado, monolítico, curvado, temperado, laminado, insulado, serigrafado, perfurado e com película de segurança. Além dos produtos apresentados, a Tempermax mais um ano atraiu muitos visitantes com sua tradicional atração: uma coruja representando o mascote da empresa para interagir com público, que pode tirar fotos com o animal, lotando o estande.


 


AL INDÚSTRIA

A novidade desta edição da AL INDÚSTRIA foi o lançamento do trinco Fecha-fácil. “Este era um dos principais itens solicitados pelos clientes para completar a nova geração de ferragens com capa. Mudamos também o trinco, que tem agora a capa de acabamento, disponível nas cores cromada, branca, fosca, preta, bronze escuro e bronze claro, trazendo mais requinte para a instalação de janelas”, revela Max Del Olmo, diretor da AL Indústria. 

A empresa também inovou no sistema de travamento, com um sistema conhecido como bico de papagaio, pois lembra o fechamento da fechadura 3530 da linha Blindex, o que traz muito mais segurança. “Os vidraceiros que nos visitaram no estande ficaram surpresos com o novo sistema e falaram que o nome deveria ser encosta e fecha, pois ficou muito fácil de trancar”, conta.


Trinco Fecha-fácil

 

LUDUFIX

A LUDUFIX lançou uma barra de apoio em aço inox nas medidas 30, 40, 60 e 80cm, desenvolvida de acordo com a norma técnica NBR 9050, e que já vem com os parafusos em aço inox 304 para instalação. Outra novidade destacada no estande foi a dobradiça em aço inox, nas versões polida ou escovada, com cantos arredondados ou quadrados, nas medidas 3”x2,5”, que suporta peso de até 100kg; 3,5”x3”, com capacidade de carga de até 150kg; e 4”x3”, que aguenta 200kg. 




CONLUMI

O estande da Conlumi neste ano simulou uma estação de trem antiga, onde os vagões foram revestidos por diversos tipos de vidros beneficiados pela Conlumi, como aramado, serigrafado, colorido, laminado, entre outros. O vidro extra large, conhecido como Vidro Jumbo, também fez parte do espaço, com uma peça de 4,75 x 1,20.
 
Mas o destaque foi para o lançamento do InfinityMirror, painéis compostos por refletivos e/ou espelhos estrategicamente posicionados com lâmpadas de LED embutidas em qualquer cor que dão a ideia de fundo infinito para aplicação em diversos ambientes, como paredes, pisos, tetos ou até mesmo em caixilhos. O produto ficou exposto no chão do estande e como ele cria a sensação de  profundidade muitos tiveram receio de pisar sobre ele.

 Desenvolvido pela Conlumi, o produto foi idealizado, principalmente, para a utilização em locais que queiram destacar e promover a sensação de amplitude. Uma das aplicações para o InfinityMirror é em paredes, principalmente as que fazem parte de ambientes à meia luz. O produto permite a aplicação de letreiros opacos recortados a laser, figuras e logotipos que se iluminam e se destacam no fundo infinito.
 
Outro destaque é para os revestimentos em vidro com cortes de precisão. “Por conta da normalização e padronização de tomadas e plugues no Brasil, os projetos residenciais e corporativos necessitam de recortes muito precisos nos revestimentos da parte interna da edificação. Somos capazes de oferecer a uniformidade necessária para atender todos os tipos de cortes e modelagens em Vidros ExtraLarge com a nossa tecnologia”, explica Claudio Passi, diretor geral da Conlumi.




PKO DO BRASIL

A PKO DO BRASIL lançou o Blinds Glass, uma variação da tecnologia do Privacy Glass mas com um modelo de programação que permite criar qualquer tipo de desenho na peça, como logotipo de empresa e frases específicas até animações. No estande da empresa foi utilizado um desenho linear, de faixas horizontais, semelhantes à uma persiana, permitindo que o vidro se torne opaco de forma gradual, conforme a necessidade de privacidade. 
 

O Blinds é um produto que lamina dois vidros incolores com uma película especial de LCD que, por meio de acionamento do produto ligado na energia, haverá o controle da opacidade e transparência do vidro, podendo ser parcial ou total. Trata-se basicamente de quatro interruptores no controle que podem ser acionados juntos ou separados, podendo iniciar de baixo para cima ou vice-versa. O controle de acionamento é automático.
 

A empresa também apresentou o vidro temperado-laminado, que possui inúmeros aplicações, desde guarda-corpos autoportantes, pisos de vidro, fachadas de vidro estrutural até coberturas. No estande desta edição a PKO simulou uma piscina de verdade com a utilização de água para a sensação real do visitante do produto aplicado. 

A utilização do vidro temperado-laminado com a película Sentryglas® para visores de piscina permite a redução da espessura do conjunto final com a mesma resistência, permitindo a fixação em apenas 3 lados, mantendo a borda superior mais “limpa” visualmente. Nos projetos de piscinas de bordas infinitas, o vidro temperado-laminado com Sentryglas® pode ser aplicado com fixação nos quatro lados com estrutura de aço ou somente com três dos lados fixos, dando apenas um acabamento de topo para proteção contra o cloro.
 

O  vidro multilaminado antivandalismo também foi exposto e submetido a testes. O material resiste a 70 golpes sem abrir vão. Tal resistência deve-se ao processo de beneficiamento dos vidros com a película de PVB (polivinil butiral) que não permite que o vão seja devassado com facilidade. É possível ainda ampliar a segurança com a utilização do SentryGlas®, 100 vezes mais resistente que o PVB, atingindo o mesmo nível de proteção com uma espessura de vidro de 30 a 40% menor.
 

A empresa também promoveu atividades interativas, como o tour virtual em 360º e um totem touch screen para os visitantes testarem o simulador PKO, uma ferramenta online de especificação de vidros. Para garantir as informações a todos de forma prática, a empresa disponibilizou além dos catálogos físicos um QR code ao lado de cada produto exposto, onde o visitante poderá escanear pelo celular o código, e visualizar automaticamente todas as informações do produto, além de poder baixar o catálogo completo diretamente em seu celular.


 

METTALLFLECK

A METTALLFLECK lançou o Giro Fleck com novo fecho giratório e destacou o Kit de haste Top Line. De acordo com Fabiana Pedroso, o produto foi muito procurado durante a feira “Muitos clientes e visitantes parabenizaram a nossa empresa por trazer novidades para o ramo de ferragens para vidros e principalmente produtos exclusivos e seguros. Aproveitamos a oportunidade das feiras para estreitar nossos relacionamentos e dar oportunidade para que novos parceiros nos conheçam e invistam nessas ideias, de inovação, soluções de segurança e originalidade”.




GUARDIAN

A GUARDIAN lançou o Espelho Guadian Evolution, que apresenta uma fórmula de alta performance técnica que garante um nível de resistência e durabilidade muito superior tanto em relação a riscos quanto a manchas. O produto também se diferencia por ser fabricado sem a utilização de metais pesados, privilegiando a sustentabilidade no processo de produção.
 
O estande teve ainda um túnel construído com peças de espelho e diversas telas de TV que destacaram o posicionamento da empresa como referência em tendências, inovação e soluções inteligentes para decoração e design de interiores. Outra linha em exposição foi o SunGuard, composta por uma variedade de vidros de controle solar, com características que atendem às necessidades de empreendimentos comerciais e residenciais. 
 
No segmento de decoração, os visitantes da feira tiveram a oportunidade de conhecer também a nova Linha InGlass, que reúne os vidros e espelhos ideais para atender as principais tendências da arquitetura e design de interiores, como o Espelho Guardian Evolution e os vidros DecoCristal, DiamondGuard, Box Espelhado, Vidros Refletivos, SatinDeco, UltraClear, Vidros Grossos, que oferecem variedades de cores, texturas, espessuras e resistência mecânica, proporcionando uma maior versatilidade de utilização.




ROAPLAS

A ROAPLAS apresentou a linha Acqua Marine para box com roldanas aparentes. Com ferragens 100% em latão forjado, alta resistência dos perfis de alumínio e eixo em aço inoxidável, o kit Acqua Marine possui carrinho com duplo rolamento, dupla trava de segurança, exclusivo sistema de regulagem patenteado pela Roaplas e garante uma rápida instalação com vidro padrão.  O produto original Blindex, homologado e certificado, está disponível nas cores brilhante e black, e agora ganha as novas cores gold e rose gold.

 

WR GLASS

Reconhecida pelas ferragens e acessórios em aço inox para guarda-corpo e corrimão, a WR GLASS agora incorporou ao seu portfólio os produtos da Glass Vetro, podendo oferecer ao mercado uma linha completa. Uma das novidades, que foi destaque no estande foi a linha de suportes, fendas e acessórios para prateleiras em zamac. Os produtos podem ser adquiridos com ou sem acabamento, de acordo com a necessidade do cliente.

Em um espaço criado especialmente para o evento, com a assinatura do artista multimídia José Marton, a SAINT GOBAIN GLASS levou o conceito de “realidade invertida”, mostrando a versatilidade e todas as possibilidades do vidro. Os produtos das linhas Stillo, Tecnika e Vitta foram aplicados de forma funcional, e o modelo Aramado ganhou duas novas versões: cinza e bronze.

Os novos tons foram escolhidos seguindo tendências internacionais no uso de vidros com massa colorida em arquitetura e decoração. O vidro aramado, que alia segurança e funcionalidade à estética, indicado para balaustradas, parapeitos, sacadas e guarda-corpos, vitrines, escadas, coberturas e claraboias, pisos, divisórias e portas, está disponível na espessura 6mm e nos tamanhos 220x171cm, 240x171cm e 250x171cm.

No dia 10, a empresa também realizou o talk Saint-Gobain, comandado pela jornalista e expert em design Mônica Barbosa, acompanhada pelo artista multimídia e responsável pelo projeto de estande da marca e o designer Matheus Primo. Diversos arquitetos renomados conferiram as últimas tendências em arquitetura e decoração e o uso do vidro como matéria-prima e elemento de design.





GR GUSMÃO

A GR GUSMÃO participa da Glass South America desde sua primeira edição. Este ano, aproveitou o encontro para destacar seus principais produtos e reforçar seu relacionamento com clientes, assim como suas parcerias com fabricantes de equipamentos para o processamento do vidro. 

A empresa apresentou os rebolos Mole Moreschi e RBM, que tem aumentado sua participação no mercado brasileiro, e toda sua linha de produtos para a fabricação do vidro duplo, como os rolos de EVA, perfis e barras para vidro duplo, prensa, butiladora, sílica e pistola para selante. A novidade deste ano foi a biseladora Schiatti Angelo e a mesa de corte Macotec. A empresa destacou ainda produtos dos fabricantes Bohle e Rial e a representação da fabricante de máquinas de serigrafia digital Tec Glass. 

O resultado foi o fortalecimento do relacionamento com os clientes e a conquista de novos clientes e novos negócios. “A Glass 2018 nos surpreendeu. Apesar da nossa política atual, tivemos boa participação dos nossos clientes, o que gerou bons negócios durante a Glass e também os que vão se concretizar a médio prazo”, avaliou Yveraldo Gusmão.




VETRO MÁQUINAS

A VETRO MÁQUINAS reforçou em seu estande as marcas que representa no Brasil, como Forvet, ST Group (que adquiriu a Marval), Fratelli Pezza, Italcarrelli, Optima, Pujol, Italmatic, ADI Tools, Toyo Japão e Loxeal. Todas as empresas mandaram seus diretores comerciais para auxiliar na divulgação e orientação dos produtos.

Ocupando em dois estandes, a Vetro Máquinas expôs a máquina Francesca FC 1250 HO da Forvet e destacou ainda as fresas da ADI Tools, a cola UV da Loxeal e os cortadores manuais da Toyo. Para o outro espaço, levou parte de uma linha de produção de vidro insultado de 2.500 mm de altura, uma lavadora vertical modelo total inox 2500 TOP e uma butiladora I75/B de 7,5 kgs.




BLINDEX

Em sua primeira participação com estande próprio a BLINDEX® montou um espaço de 106m2 em dois estandes para expôs suas diversas soluções para o mercado vidreiro. Para a feira a marca preparou seis lançamentos, entre eles o Blindex® Sacada e o Blindex® Sistema View, adaptável a todos os tamanhos e formatos de sacadas e varandas. Outra novidade foi o kit box da com roldana aparente em latão forjado, com sistema de trava de segurança diferenciado.  O “Box Blindex + Segurança” sai de fábrica com a exclusiva película de segurança, que impede que os fragmentos se espalhem em caso de quebra. 

A Blindex® também lançou o sistema de envidraçamento para grandes vãos com sistema deslizante Blindex® Roll Door Lite para janelas e portas de menor dimensão; as molas de piso e molas aéreas para portas de vidro e portas automáticas; e o sistema hidráulico de “amortecedores” Blindex® Soft Hit para portas deslizantes que desaceleram o movimento impedindo que a porta se choque durante a abertura ou fechamento. O sistema já era conhecido no mercado moveleiro e agora é aplicável em portas de vidro.





BOTTERO

A italiana BOTTERO reforçou sua linha de máquinas para o processamento do vidro de uma forma criativa. Expôs seus primeiros equipamentos comercializados no Brasil, disponibilizado há décadas e que ainda estão em funcionamento. No total, a empresa possui 1.500 equipamentos instalados no Brasil. 

A Bottero traçou uma linha do tempo para os visitantes conhecerem um pouco da história e evolução da empresa e do setor. A Bottero nasceu em 1957 e em 1960 desenvolveu seu primeiro sistema de carregamento e corte de vidro. No início dos anos 1980 começou a produção de mesas de corte para vidro laminado e em meados dos anos 1990 lança a BCS. A empresa tem mais de três mil unidades dela instaladas no mundo.

 


GLASS PARTS

A GLASS PARTS fez diversos lançamentos e focou na Bilareal Enkong Mod. SM10 Speedy, que pode atingir 25m/min sendo a mais rápida oferecida no mercado, e trabalha vidros de 3 a 12 mm com tamanho entre  250 mm a 4200 mm. O equipamento realiza a lapidação e polimentos de dois lados simultaneamente, pode ser acoplado a um transfer para virar o vidro e lapidar os outros dois lados.

A empresa ainda expôs o Turn Over, um sistema robótico de rotação automática de chapas de vidros para ser acoplado em lapidadoras verticais tipo Turn Over. O equipamento permite uma maior produtividade com produção contínua, redução do índice de quebra, economia de mão de obra, maior segurança e baixo custo de manutenção. Auxilia no manuseio de grandes chapas de vidros.



LANDY KITS

A LANDY KITS trouxe novidades para a feira. Uma delas é a tradicional roldana excêntrica do kit box com o rolamento 100% em aço inox 304, assim como os parafusos para fixação. As ferragens atendem às especificações da norma de envidraçamento da ABNT, atestadas por ensaios realizados pela Falcão Bayer, que podem ser conferidos no site da empresa.

O Kit sacada também ganhou melhorias, como as peças plástica que cobrem praticamente todo o corte do alumínio, proporcionando um acabamento perfeito e mais funcionalidade por facilitar as instalações e evitar manutenções. Outra peça é o acabamento 45% para curvas de 90º que se encaixa perfeitamente nos alumínios padrão de mercado. O kit possui ainda um novo sistema de saída da roldana que acaba com a queda do vidro.





DORMAKABA

A dorma+kaba apresentou pela primeira vez ao mercado o sistema de controle de acesso IC606, além de novas soluções de painéis deslizantes para varandas e terraços. O sistema de controle de acesso IC606 é uma fechadura eletrônica de alto padrão projetada para oferecer sofisticação, segurança e conforto com painel de led touch sensível ao toque que torna o acesso mais prático e seguro.

Entre as soluções apresentadas também está o sistema HSW EASY Safe, com painéis de vidro para divisão e fechamento de ambientes com alta transparência e segurança, garantindo a amplitude dos espaços. O sistema é compatível com vidros de até 19 mm de espessura e conta com instalação simples, mesmo quando não há armação ou suporte, e mecanismo de deslizamento com freio integrado. Apresenta mecanismo de suporte superior, com colagem de vidro laminado de segurança.

Outros destaques são os itens das linhas de molas hidráulicas e ferragens para portas. A empresa apresentará a TS 90 RF, mola hidráulica para portas com largura de até 1100 mm, de fácil instalação e com extensa vida útil, e o sistema de mola de piso BTS 80, eficiente para portas de ação simples e dupla, adequada para até 300 kg e com largura máxima de 1.400 mm. Os produtos atendem exigências de normas internacionais e se adequam a diferentes necessidades.

 

 

Deixe seu comentário