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Empresas e Negócios

Parceira do vidro

Olhar visionário, apostas acertadas e lançamentos inovadores marcam trajetória da AL Puxadores no segmento de ferragens

14/12/2012

Em 2011, a empresa uni?cou suas duas unidades em um novo endereço, com 7,8 mil m² de chão de fábrica

Empreendedorismo, ousadia, visão de negócio, pioneirismo. Palavras como essas têm marcado a família Del Olmo, fundadora da AL Puxadores, desde o início de sua trajetória no ramo vidreiro, em 1993, quando decidiu abrir seu primeiro negócio no ramo: uma vidraçaria em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

 

A iniciativa trouxe a experiência necessária para alçar voos rumo ao segmento que logo se converteria no verdadeiro core business da família: o de acessórios e ferragens para vidro temperado. “Termos atuado como vidraceiros foi uma grande escola, pois nos trouxe profundo conhecimento sobre o vidro temperado e suas particularidades, fato que nos diferencia até hoje de nossos concorrentes”, comenta o diretor comercial da empresa, Max Del Olmo.

 

Duas décadas se passaram, e hoje a AL se consolida como um das mais reconhecidas marcas voltadas para a fabricação de ferragens, puxadores e perfi s de alumínio para vidro temperado, com estratégias de mercado que têm garantido crescimento contínuo e consistente. “Nosso principal intuito é fornecer ao mercado produtos com alto padrão de qualidade e, ao mesmo tempo, desenvolver novas tecnologias para o setor”, diz o diretor. “Começamos literalmente da estaca zero e hoje certamente podemos nos enquadrar na lista das grandes empresas do Brasil voltadas para o setor vidreiro.”

 

O diretor conta que a AL considera o ano de 2001 como o marco inicial de suas atividades, quando a empresa começou a produzir os primeiros puxadores, em princípio desenvolvidos para consumo próprio. “Diante da dificuldade que verifi cávamos na época de encontrar produtos diferenciados e de qualidade, resolvemos apostar na produção de nossos próprios acessórios como estratégia de mercado”, conta Del Olmo. As primeiras peças foram produzidas em alumínio e aço inox e já ofereciam variadas opções de acabamento.

 

A mais expressiva inovação da empresa viria em 2005, quando foi lançado no mercado nacional o produto que Del Olmo considera o mais revolucionário da marca.
“Desenvolvemos uma nova linha de ferragens produzida com tecnologia diferenciada, a do polímero metalizado”, revela. O lançamento deu início a uma etapa de muito trabalho e grandes investimentos. “Foi nesse contexto que decidimos concentrar nossos esforços na fabricação e distribuição de ferragens em todo o território nacional.”

 

Expansão


A veia inovadora da empresa pouco a pouco se transformou em tradição, e em 2008 a AL apostou em mais um lançamento diferenciado: uma “cortiça” em PVC com elastômero pigmentado, vendida já cortada, colada e na mesma cor da ferragem, tendo como objetivo conferir mais requinte ao vidro temperado. “Lançamos também nossos primeiros kits de instalação, o que nos ajudou a consolidar a imagem de uma empresa que trabalha para facilitar o trabalho do profi ssional do vidro”, comenta Del Olmo. A expansão veio de forma rápida e natural, e em 2010 a empresa já contava com duas fábricas, uma linha de produção em Santo André e uma linha de montagem e estoque em São Bernardo do Campo, totalizando uma área construída de mais de 2,3 mil m².

 

O ritmo acelerado de crescimento apontou para a necessidade de novos investimentos e, em 2011, a empresa decidiu unificar as duas unidades em um novo endereço, no município de Mauá, com 7,8 mil m² de chão de fábrica. O diretor conta que os primeiros produtos da AL Puxadores eram fabricados em empresas externas, cabendo à empresa dedicar-se a estudos e pesquisas para chegar aos protótipos ideais. “Com o crescimento dos negócios, investimos em maquinário próprio e, hoje em dia, 100% das nossas ferragens e puxadores são feitos em nossas fábricas, da produção à montagem e pintura”, diz ele.

 

Consolidada e reconhecida no mercado entre as principais fabricantes nacionais de ferragem para vidro, a AL iniciou em 2012 uma nova fase nos negócios, concentrando os esforços no lançamento e divulgação da linha Chrome, destacada pela empresa nas principais feiras e mídias do setor. Foi também em 2012 que a empresa deu início à produção do Kit Alumínio Engenharia. “Nossa estratégia com esses lançamentos é unir qualidade, estética e inovação a um custo acessível e, ainda, oferecer soluções que agilizem o trabalho do profissional do vidro”, comenta Del Olmo.

 

Além da expansão de seu espaço físico, a empresa tem apostado em novas tecnologias para aumento da capacidade produtiva e redução de custos. “Hoje muitas das inovações que implantamos estão sendo adotadas por outras empresas do segmento, o que é motivo de orgulho e ao mesmo tempo demonstra que estamos no caminho certo”, acrescenta o diretor. Com forte presença no mercado nacional, a AL também busca ampliar sua atuação no exterior. ”Já atuamos em alguns mercados da América Latina e em breve pretendemos incluir novos países e continentes em nossos planos de internacionalização.”

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