Seção

Fique por Dentro

PG Products faz investimentos em infraestrutura para atender o mercado externo

Uma das principais fabricantes de vidros blindados automotivos do Brasil quer ampliar fornecimento para montadoras européias

01/07/2016

Alinhada com seu programa de investimentos e expansão da fábrica no Brasil, a PG Products, uma das principais empresas fabricantes de vidros blindados do país, consolidou a remodelação estratégica na estrutura de sua matriz em Cotia, São Paulo, para dar mais qualidade e velocidade na produção de conjuntos balísticos para uso automotivo e militar. Entre os investimentos está o aporte de R$ 2 milhões na compra e instalação de uma nova máquina impressora de jato de tinta cerâmica para finalização e acabamento dos vidros produzidos pela empresa, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação.

A impressora digital utiliza tinta cerâmica para, de forma precisa, imprimir nos vidros blindados a serigrafia decorativa, reproduzindo as mesmas características originais do fabricante. “Esta tecnologia possibilita velocidade no desenvolvimento e qualidade na entrega dos vidros ”, comenta Fernando Lazzari, diretor da PG. “O resultado se assemelha a uma impressão realística de alta qualidade numa folha de papel, só que neste caso numa lâmina de vidro” explica o dirigente. “Tivemos que preparar uma sala especial para instalar a máquina, já que ela ocupa um grande espaço e necessita de ambiente climatizado controlado. Além disso, essa nova tecnologia contribui com a sustentabilidade do meio ambiente, pois no processo de impressão a máquina aproveita em sua totalidade a tinta utilizada, substituindo o sistema convencional que utiliza telas serigráficas que sempre produzem resíduos”, acrescenta Fernando.

A PG Products também investiu na instalação de uma nova ponte rolante, capaz de transportar colares compostos de várias lâminas de vidro com mais de 2,5 toneladas que entram no processo de armazenamento para posterior corte antes de elaboração dos conjuntos balísticos. “Esse equipamento facilitou a movimentação dos vidros dando mais segurança aos colaboradores, ganho de velocidade na produção, além da ampliação e otimização na área de estoque de matéria prima”, explica o dirigente.

No total, os investimentos somados ultrapassaram os R$ 2,5 milhões, e já estavam previstos no planejamento da empresa para este ano. “Mesmo diante de um cenário indefinido da economia brasileira demos continuidade no plano de melhorias e crescimento, tanto para o mercado externo quanto para o nacional. Os investimentos feitos atenderão demandas de clientes que necessitam de um grau maior de qualidade, contribuindo também com o consequente crescimento de nosso negócio”, explica Edson Yoshikuma, CEO da PG Products.

A empresa, que tem uma filial no México, está entre as quatro principais fornecedoras de vidros de resistência balística para grandes montadoras, entre elas a BMW, que vende seus veículos blindados equipados com os vidros da fabricante brasileira. “Nossa empresa é uma multinacional nacionale estamos de olho no cenário de médio prazo. Crescemos cerca de 9% em 2015 na exportação, enquanto o mercado brasileiro esteve estabilizado ou em queda em alguns momentos do ano”, explica Yoshikuma.

Para 2016, segundo o dirigente, “crescer ainda e uma meta sem podermos precisar os percentuais dada as indefinições do cenário brasileiro, embora acreditemos que poderemos recuperar parte do crescimento interno, já que nossos produtos são para o segmento de carros importados de luxo, um setor que foi menos afetado pela recessão. Já nas exportações, acreditamos que manteremos o mesmo percentual, além de investirmos na ampliação do fornecimento de vidros blindados em O&M para as montadoras”, finaliza o empresário.

Fonte: Segs

Deixe seu comentário