Seção

Arquitetura e Vidro

Projetos arquitetônicos que evidenciam vidro no Brasil

Obras marcantes na história do país levam em sua estrutura a presença do material

04/04/1947

 

Casa de Vidro

 

Considerada ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, na região do Morumbi, em São Paulo foi o local escolhido para construção, iniciada entre 1950 e 1951. A Casa de Vidro, residência do casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos, ganhou este nome por sua fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre pilares.

 

Jardim Botânico de Curitiba

 

 

O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba. O Jardim Botânico de Curitiba conta com duas estufas: A principal é de estrutura metálica e vidro. De acesso ao público, é um dos mais belos cartões postais de Curitiba. Sua arquitetura do estilo art-noveau, foi inspirada em um Palácio de Cristal de Londres, do século 19. A outra estufa é restrita à pesquisa botânica. O projeto é do arquiteto Abrão Assad

 

Arena Corinthians

 

 

A Arena Corinthians é uma das referências do uso de vidros em arenas esportivas. Fabricados na França e beneficiados na Itália, os vidros utilizados nas fachadas e áreas internas da arena Corinthians passaram por processos especiais de têmpera e clareamento. Além da fachada envidraçada e orgânica, o estádio é considerado um dos mais modernos do mundo, ganhou nos camarotes vidros jumbo laminados e temperados com pintura serigráfica.

 

Palácio da Alvorada

 

Um dos ícones da arquitetura moderna brasileira, projetada por Oscar Niemeyer, o palácio do Alvorada é composto por cortinas de vidro e revestida de mármore. Desta forma, o vidro proporciona uma certa integração entre espaço interior e exterior.

 

Museu de Arte de São Paulo – MASP

 

Cartão Postal paulista, o MASP, localizado na famosa Avenida Paulista, chama atenção pela sua estrutura em concreto e vidro. Além disso, o grande retângulo suspenso por colunas dá um toque de ousadia, deixando a base como espaço livre para lazer. Já os vidros garantem brilho ao prédio que prende os olhos de quem passa pelo local. A obra é idealização da arquiteta Lina Bo Bardi. 

Deixe seu comentário