Vidro impresso – privacidade apropriada

Vidro impresso – privacidade apropriada

Capa: Vidro impresso – privacidade apropriada

O vidro impresso é diferenciado por possuir a impressão de desenhos em sua face, cuja finalidade, além de decorar por meio das texturas, cores e espessuras, é manter a privacidade nos ambientes. Durante sua fabricação, é possível deixá-lo mais translúcido ou mais transparente. Podem ser aplicados a ele todos os processos de beneficiamento: têmpera, laminação, curvamento, lapidação, entre outros. Estima-se que a produção total de vidro impresso no Brasil esteja em torno de 14 milhões de m2. As duas empresas fabricantes, União Brasileira de Vidros (UBV) e a Saint-Gobain, investem e esperam crescer neste ano.

A coordenadora de marketing da Saint-Gobain Glass, Katia Sugimura, conta que, nos últimos anos, o mercado do vidro impresso passou por grandes transformações. Por meio de novas tecnologias de fabricação e beneficiamento, esse produto está cada vez mais presente em novas aplicações, como pisos de vidro, guarda-corpos e até grandes fachadas de edifícios. “Temos investido em novas texturas que oferecem opções ao consumidor final em termos de design e sofisticação. Em 2009, reformamos nosso forno e isso nos possibilitará aumentar a capacidade produtiva. Nossas expectativas para 2010 são otimistas. Acreditamos que esse mercado crescerá ao longo do ano”, diz. A empresa não revelou o montante investido.

No mesmo clima está a UBV, que investiu R$ 70 milhões em um novo forno de fusão de vidro, o que ampliou sua capacidade de produção em 20%, para 240 toneladas por dia, em 2009. O faturamento da empresa no ano passado foi de R$ 109 milhões, crescimento de 6% em relação a 2008. A empresa planeja crescer 10% no faturamento deste ano e 5% em volume. A informação é da gestora de produtos Caroline Sanchez.

Ver matéria na íntegra