Vitrine de tendências

Vitrine de tendências

Capa: Vitrine de tendências

O maior encontro da área de acabamentos e revestimentos chegou à sua 12a edição mais rico, sofisticado e diversificado do que nunca. Realizada em São Paulo entre 11 e 14 de março, a Expo Revestir 2014 foi encerrada com recorde de visitação, tendo reunido mais de 51 mil pessoas para apresentar produtos e lançamentos de aproximadamente 250 players do mercado da construção no País. Radar de novas estéticas e soluções, o evento mostrou que continua sendo importante referência no mundo da decoração, cumprindo a função de garimpar novidades promissoras e apontar as tendências dos próximos projetos. “A Expo Revestir 2014 foi a maior e melhor de toda sua história, com crescimento de 6% em relação à edição anterior”, informa Lauro Andrade, diretor da feira.

 

Voltada principalmente para profissionais das áreas de arquitetura, decoração, construção e engenharia, o evento é também uma oportunidade para quem busca inspiração na hora de escolher os materiais para incluir no projeto de sua casa ou escritório.  Segundo os organizadores da feira, as tendências deste ano apontaram para um design mais retrô, mas mostraram também o interesse em tecnologia inovadora para a produção de novos padrões, formatos, texturas e espessuras. 

 

O evento também foi palco do 12o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, que no último dia do evento reuniu personalidades da arquitetura europeia para o “Dia do Arquiteto”. O ciclo de palestras teve início com o francês Denis Valode, que falou sobre arquitetura sustentável. Segundo ele, os projetos que desenvolve privilegiam o diálogo entre arquitetura e meio ambiente. A programação seguiu com a entrega do inédito Prêmio Saint-Gobain | Edição Habitat Sustentável, que reconhece propostas inovadoras de sustentabilidade na construção civil.

 

Adega de Vidro Cebrace

Adega de vidro sinalizava as tendências de aplicação do material na decoração. A instalação foi apresentada pela Cebrace 

 

Versatilidade a toda prova

 

Coloridos, glamourosos e versáteis, os revestimentos à base de vidro também mostraram que continuam em alta no universo da decoração, alvo de atenção crescente entre arquitetos e decoradores. Assim como em edições anteriores, os grandes destaques entre os expositores do ramo vidreiro foram os estandes da Cebrace e da Saint-Gobain Glass. As duas fabricantes expuseram suas linhas de vidros especialmente voltadas para aplicação em revestimentos.  

 

A Saint-Gobain Glass levou à mostra alguns de seus produtos mais procurados, com destaque para seu último lançamento, o SGG Quadriglass “É um vidro moderno, sofisticado, inspirado nas principais tendências europeias”, comenta a gerente de marketing da empresa, Marcela Félix Calabre. A estética do produto exibe quatro pequenos quadrados, dispostos simetricamente em uma textura suave e delicada ao fundo. “O produto oferece uma opção versátil de decoração, pois pode ser aplicado em boxes, pisos, divisórias e até em tampos de mesa”, diz Marcela.

 

A versatilidade do vidro foi atestada também pela apresentação do SGG Master-Carré, produto para aplicação tanto em pisos e escadas como em esquadrias, divisórias, cubas, boxes, fachadas, coberturas, tampo de mesas, prateleiras, portas de armário e closets. 
A Cebrace, por sua vez, sinalizou as tendências para 2014 no uso de vidros e espelhos na arquitetura e decoração. No estande da empresa, foram sugeridas formas sofisticadas e modernas de se usar o vidro pintado Coverglass e o Espelho Cebrace em revestimento. Nas paredes, colunas e móveis do estande, os produtos foram aplicados de forma a inspirar seu uso com criatividade e requinte. Entre as ações realizadas no estande durante o evento, destacou-se o lançamento do livro “Arquitetura Brasileira: Asbea 40 anos”, com sessão de autógrafos do presidente da instituição, Eduardo Nardelli, e dos arquitetos Antonio Caramelo e Gianfranco Vanucci.

 

Saint Gobain Expo Revestir 2014

No estande da Saint-Gobain Glass, a versatilidade do vidro impresso foi evidenciada pelos produtos mais procurados da empresa, com destaque para o SGG Quadriglass, lançado recentemente

 

Outro representante do setor foi a T2G, empresa especializada em construção com vidros especiais. O estande da marca apresentou produtos como o Channel Glass, sistema de envidraçamento para divisórias e fachadas, o Ceramic Glass, material para revestimentos que reúne as características da pedra e do vidro, e os vidros decorativos acidados Sevasa, além de sistemas para piscinas de vidro. 

O vidro também ganhou destaque nas linhas do Grupo Astra que, em sua primeira participação no evento, apresentou uma série de produtos de alto luxo para finalizar o acabamento dos ambientes logo após a instalação do revestimento. As novidades da Astra mostravam quanto o vidro confere requinte e modernidade quando aplicado em cubas, spas, gabinetes e painéis de banho.

Já a Atenua Som deu ênfase especial às janelas acústicas ventiladas da linha Master Clean com um acabamento florido, para mostrar as diversas possibilidades de acabamento no alumínio. “Também apresentamos o vidro polarizado, que, ao toque de um botão, torna-se branco translúcido, impedindo a transparência de um ambiente para outro”, diz Nicole Fischer, responsável pela área de marketing da empresa.