Agmaq Equipamentos completa 25 anos

Agmaq Equipamentos completa 25 anos

Capa: Agmaq Equipamentos completa 25 anos

São Paulo, 18/9/2013 — Especializada nos segmentos de máquinas para processamento do vidro plano e de equipamentos para logística, a Agmaq completa 25 anos de atuação em posição de destaque no mercado nacional. Fundada em Ribeirão Preto em 1987, a empresa foi originalmente criada para atender clientes do ramo de caldeiraria e serralheria. Sua primeira sede ocupava uma área de 250 m2. A primeira grande modificação, conta o diretor e fundador da empresa, Agostinho Alves de Andrade Filho, aconteceu em 1992, quando investimentos em infraestrutura garantiram um significativo aumento da produtividade da fábrica, ampliada para 800 m2.

 

Foi em 1994 que a empresa iniciou sua atuação no ramo vidreiro, fabricando equipamentos para transporte e armazenamento de vidros. Sem saber, a família Andrade estava dando o primeiro passo de uma longa jornada. “Em 1996 demos início ao primeiro projeto com alto valor agregado, pela tecnologia aplicada. Foram construídas as primeiras mesas de corte de vidro, fixas e basculantes, para corte manual de vidro”, conta Andrade. “Atualmente, contamos com mais de 2,5 mil mesas vendidas em todo País”.

 

Outro marco importante veio em 1999, quando a Agmaq participou pela primeira vez de uma feira do setor, a Glass South América, com um estande de 32 m². “Nesta época, o mercado vidreiro já reconhecia nossa qualidade e aprovava nossos equipamentos, que ofereciam como principal diferencial a durabilidade”, diz o diretor. “Em 2000, fizemos uma nova modificação na sede da fábrica, que passou a contar com uma área de 2 mil m². Foi nessa fase que adotamos o rinoceronte como símbolo de equipamentos robustos em nossos catálogos e materiais publicitários”, comenta.

 

 

“Nos últimos 12 anos, a Agmaq se apoiou no desenvolvendo de máquinas de qualidade e confiabilidade, tendo apresentado crescimento acima da média do mercado. Para isso, foram necessários investimentos pesados em estrutura física e pessoal”, destaca o diretor. O investimento em tecnologia foi o ponto chave para o crescimento surpreendente da empresa. “Em 2002 lançamos a lapidadora manual, que atende desde o pequeno vidraceiro até o grande beneficiador. O lançamento foi um verdadeiro sucesso, com mais de 1,2 mil máquinas vendidas naquele ano. No ano seguinte, lançamos a primeira máquina lavadora e secadora de vidros fabricada no Brasil com tecnologia 100% nacional, nesta época já éramos pioneiros em tecnologia nacional no segmento. Em 2006, lançamos o carregador automático de vidros, também com tecnologia própria”, relata Andrade.

 

Segundo o diretor, foi precisamente em 2008 que a Agmaq se consolidou como referência em tecnologia no Brasil, quando implementou a automação total de seus equipamentos. “A criação de nossa linha de laminação PVB toda automatizada foi um marco na história da empresa. Neste momento percebemos que nossos equipamentos já superavam os internacionais por serem mais flexíveis e eficientes na produção de chapas e peças.”

 

De acordo com o diretor, as fábricas nacionais já tem experimentado na prática a ideia de serem melhores que as de fora. “Nossa auto-estima está melhorando, hoje o brasileiro já aceita que a tecnologia nacional pode ser melhor que a internacional”. A Agmaq atingiu seu ápice tecnológico em 2010, quando lançou a primeira mesa de corte automático para vidros fabricada com tecnologia 100% nacional.  “Trata-se de uma mesa robusta, rápida e confiável”, diz Andrade.

 

 

Mesa de corte automático fabricada com tecnologia 100% nacional

 

Hoje a fabricante conta com duas unidades industriais, somando 12 mil m², entre área industrial, escritório comercial e administrativo. Conta com um quadro de 120 colaboradores e é uma empresa que investe pesado em tecnologia. “Temos muitos projetos novos e automatizados com a máquina de corte automática por jato d´agua, que já é tendência internacional, e o classificador. Conseguimos desenvolver tudo isso com tecnologia 100% nacional. O Brasil é um mercado em expansão, no qual os europeus, norte americanos e asiáticos estão de olho. Temos que ser rápidos e criativos”, comenta Joel Martins Dias, diretor e engenheiro da empresa.

 

Mais informações estão disponíveis no site www.agmaq.com.br, cadastre-se para receber em seu email as ultimas novidades e informações sobre as atividades da AGMAQ.