Cuidados na instalação e manutenção do box de vidro

Cuidados na instalação e manutenção do box de vidro

Capa: Cuidados na instalação e manutenção do box de vidro

O vidro temperado, utilizado amplamente no box de banheiros, é forte, mas não é inquebrável. Por isso, alguns cuidados básicos na sua instalação, manutenção e limpeza são fundamentais para evitar acidentes. Uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo, a Guardian apresenta algumas recomendações para quem pretende adquirir ou já utiliza box de vidro.

 

Renato Sivieri, gerente de comunicação da companhia, explica que o vidro temperado tem uma resistência até quatro vezes maior do que o vidro comum. Mesmo em caso de ruptura, ele se estilhaça em pequenos pedaços, evitando maiores danos e ferimentos. Por isso, é um produto recomendado para esse tipo de aplicação. “Para produzir os vidros temperados, seguimos normas técnicas que padronizam a fabricação e garantem que as características de resistência sejam alcançadas”, observa Sivieri.

 

O especialista ressalta, contudo, que alguns cuidados na utilização e manuseio no dia a dia são indispensáveis:

 

1. Vidros temperados também quebram e precisam ser manuseados com cuidado. Ao instalar o box, evite que haja impactos ao abrir ou fechar a porta com materiais rígidos como metais, mármores, azulejos, granitos etc.;

 

2. Não deixe crianças e idosos desacompanhados utilizarem o box;

 

3. Use vidros com espessura de 8 mm, no mínimo, pois são considerados os mais seguros;

 

4. Mesmo que o box não apresente qualquer tipo de problema ou irregularidade em seu funcionamento, é recomendável fazer uma manutenção preventiva a cada 12 meses. Caso o box apresente qualquer irregularidade ou mau funcionamento, interrompa o seu uso imediatamente e faça a manutenção necessária. Alguns exemplos de mau funcionamento são: porta abrindo ou fechando com dificuldade; guia da porta quebrada, batedores inferiores ou superiores quebrados ou soltos; contato do puxador da porta com a lateral da outra folha de vidro; dobradiça com jogo ou folga; trava de segurança solta ou danificada e excesso de balanço no conjunto box;

 

5. A limpeza do vidro também deve ser feita com cuidado para não provocar arranhões. Use produtos específicos para vidro temperado, pano macio e água morna e limpa do próprio chuveiro. Nunca utilize produtos com cloro ou abrasivos, pois podem provocar graves danos ao box.