Curso de Pele de Vidro e Glazing

Curso de Pele de Vidro e Glazing

Capa: Curso de Pele de Vidro e Glazing

Segundo o coordenador do Curso de Montagem e Instalação de Fachadas Pele de Vidro e Glazing, professor Alexandre Araujo, o sonho de realizar o curso o atormentou durante várias noites, mas na terça e quarta-feira da semana passada – dias 28 e 29 de fevereiro de 2012 – este sonho finalmente virou realidade.

 

“Saber o momento de transformar o sonho em realidade, é um desafio diário de todo empreendedor. Necessita de disciplina, de planejamento e de muito estudo de viabilidade. No caso deste curso, não foi diferente”, afirmou o professor Alexandre Araujo.

 

Para o professor, os parceiros errados podem acabar com os sonhos de realizar um projeto, por isso, é aconselhado prestar muita atenção na escolha deles. No caso do curso, as empresas envolvidas na parceria têm postura correta com o cliente e estão preocupadas com a formação da mão de obra. Por tanto, foi firmada parceria com empresas multinacionais e nacionais renomadas no Brasil, como: Dow Corning, 3M, Belmetal, Alushow, Grupo CEMV – pintura eletrostática e anodização, Topmax, Newtemper, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),  Revista Vidro Impresso e etc.

 

Quase sempre, ou seja, 90% das vezes, realizar um sonho significa abdicar-se dos prazeres, afastar-se do dia a dia, do mundo, fazer  sacrifícios. O sacrifício da coordenação do curso foi trocar o Carnaval por intensas pesquisas sobre o tema do curso. Nesse estudo o que chamou a atenção do professor Alexandre Araujo foi à evolução das Fachadas-Cortina no Brasil. “Descobri que a primeira Fachada-Cortina do mundo foi  construída entre 1936 e 1945, no centro do Rio de Janeiro, hoje o atual prédio do MEC. O Rio de Janeiro foi palco das principais evoluções no setor de esquadrias”, conclui.

 

O curso de Montagem e Instalação de Fachadas Pele de Vidro e Glazing – Linha Atlanta, foi realizado em dois dias, 28 e 29 de fevereiro, com carga horária de 16 horas. Além das empresas do Rio de Janeiro, participaram outras de Minas Gerais, Paraná, Goiás, São Paulo e Campinas/SP.

 

Durante o curso os participantes desenvolveram habilidades específicas através de compartilhamento de técnicas, conceitos teóricos e práticos. Também foram utilizadas apresentações em sala de aula e exercícios na oficina. Após esse curso os participantes saberão da importância da utilização das normas da ABNT e terão competência para especificar, medir, fabricar e instalar um sistema de Fachada Stick.

 

O curso foi dividido em 5 módulos:

(I) Teoria (a evolução das fachadas no Brasil, definição de fachadas, tipos de sistemas, tipos de vidros, a importância dos projetos e interpretação do catálogo técnico);

II) Técnico (normas técnicas da ABNT, medição, especificação do vidro, procedimentos para colagem do vidro, croqui orientativo, listagem de corte dos materiais e dos acessórios);

(III) Prática na oficina (corte, usinagem e montagem dos quadros);

(IV) Prática de colagem (colagem dos vidros com uso do silicone structural glazing – Dow Corning – e da fita estrutural – 3M);

(V) Prática de instalação (instalação das ancoragens, colunas, travessas, quadros fixos e móveis).

 

Abaixo, depoimentos de dois alunos que participaram do curso:

 

“Meu nome é Elizangela Bueno, sou empresária. Minha empresa é a Diaggonal, fica no Rio de Janeiro. Tudo no curso foi importante para mim, mas gostaria de agradecer aos professores pela atenção dada e a boa vontade pela qual conduziram o curso, em especial a paciência em sanar todas as dúvidas até que o aluno ficasse confiante para seguir o caminho desejado após o curso”.

 

“Sou Willian Moreira, proprietário da empresa Alumglass Esquadrias. Minha empresa fica em Minas Gerais. Decidimos fazer este curso devido a procura da fachada pelos nossos clientes e no intuito de aprimorar nossos conhecimentos na área. Gostei bastante da parte teórica mas a parte que mais me chamou atenção foi a parte da instalação, pois tínhamos algumas duvidas a respeito da instalação, divisão de módulos e de como tirar a medida exata para confecção e corte da fachada.O nosso projeto agora é aproveitar estes conhecimentos que adquirimos e fabricar fachadas com mais de segurança”.

 

Para acessar o programa completo e a nova data do curso, CLIQUE AQUI.