Visita ao maior centro tecnológico de cerâmica e vidro do mundo

Visita ao maior centro tecnológico de cerâmica e vidro do mundo

Capa: Visita ao maior centro tecnológico de cerâmica e vidro do mundo

Cocal do Sul – O prefeito licenciado, Nilso Bortolatto viajou para Portugal em 29/04/2011, junto com a comitiva formada pelo reitor da Unibave, Celso de Oliveira Souza; vice-reitor, Valmir José Bratti, prefeito de Orleans, Jacinto Redivo e o presidente da Câmara de Cocal, Lésio Rosso. O grupo vai acompanhar a oficialização do convênio de intercâmbio entre a Universidade de Aveiro e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), campus Cocal do Sul, destinado aos acadêmicos do curso de engenharia cerâmica. O intercâmbio já acontece na prática. Dez alunos do curso de engenharia cerâmica da Unibave estão realizando a penúltima fase no país europeu e a Prefeitura de Cocal do Sul é parceira deste projeto. Ela destinou recentemente R$ 10 mil para contribuir com as despesas de dois acadêmicos.

Por esta razão, além de oficializar o convênio entre as duas universidades, a comitiva irá conhecer a instituição, considerada o maior centro tecnológico na área de cerâmica e vidro do mundo. Segundo a diretora do Campus de Cocal, Andréia De Lima essa parceria para Cocal só tem a crescer. “Nosso curso é o único da América Latina e os alunos estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar e acrescentar em seu curriculum a experiência obtida em um dos maiores centros tecnológicos do mundo na área cerâmica e vidro”, ressalta.

Andréia também acrescenta que os acadêmicos estão desenvolvendo seus projetos em Portugal. “Todos os trabalhos serão apresentados durante a semana da engenharia cerâmica no campus de Cocal do Sul. O que será importante não só para os alunos, mas para as empresas da região, já que muitos deles trazem novidades para o setor”, antecipa.

De acordo com Bortolatto os acadêmicos do curso de Engenharia Cerâmica, único do Brasil, estão em Portugal cursando disciplinas na melhor universidade de cerâmica e vidro do mundo. “Na teoria e na prática, eles estão conhecendo a realidade do mundo cerâmico, além de toda a bagagem cultural, histórica e a diversidade humana da Europa”, finaliza.

Durante a ausência de Bortolatto, o comando do município ficará com o vice, Valdemar Bettiol.

Fonte: Sul Noticias